domingo, 22 de novembro de 2015






As Áfricas nas Minas: Ações Educativas

Sob o título “As Áfricas nas Minas: ações educativas“, o Educativo preparou dinâmicas, roteiros e intervenções artísticas, que serão realizadas durante o mês de novembro, propondo uma reflexão pelo Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, e tendo como inspiração a Década Internacional de Afrodescendentes (de 2015 a 2024), proclamada este ano pela Unesco. Para tanto, foi eleita a história de Chico Rei como fio condutor para as atividades, perpassando temas como memória, cultura, identidade, apropriação e pertencimento tangenciados pelo universo das minas e do metal e as matrizes africanas, hoje enraizadas em nossa cultura.
De 03 a 29 de novembro de 2015, de terça a sexta, ao longo do dia – As Áfricas nas Minas – ações educativas
Intervenções nas atrações, explorando temas como as cosmogonias africanas, contos e lendas a partir de contação de historias e de outros recursos lúdicos.
De terça a sexta, ao longo do dia
O universo da cultura africana é repleto de lendas, cosmogonias, mitos e histórias que, por séculos, se perpetuaram pela tradição oral e cruzaram os oceanos, compondo e enriquecendo a diversidade cultural do nosso país. Esse universo será abordado em diálogo com as atrações do Museu e suas histórias, perpassando o tema central dessa instituição – a mineração e a utilização dos metais, e as culturas forjadas ao longo de séculos em nosso Estado.
Oficina de Máscaras Africanas
De terça a sexta, ao longo do dia
Desde a pré-história, as máscaras são usadas, juntamente com tambores, cantos, danças e mímicas, nos rituais religiosos e mágicos. O mais antigo registro de sua utilização foi encontrado na Caverna de Lascaux, na França, em desenhos feitos nas paredes rochosas mostrando homens mascarados com cabeças de animais.
Na África, a máscara não serve só para esconder o rosto de quem a usa; ela o transforma em outro alguém diferente que pode ser um espírito ancestral, um ser do outro mundo. Essa “transformação” só acontece em momentos especiais como rituais e cerimônias de iniciação, quando crianças se preparam para tornarem-se adultos; nos enterros; nas coroações de chefes e reis; festas da colheita ou plantio; rituais de curas de doenças; expedições de caça ou de guerra. Na cultura africana, as máscaras são compreendidas como algo que protege quem as carrega.
O objetivo dessa oficina é trabalhar a cultura africana em diálogo com a atração “Adornos do Corpo” e a utilização de metais para tais fins, sendo que cada participante poderá criar sua própria máscara.
Entrada gratuita. Vagas limitadas.

DATA

De 03/11 até 29/11

ENDEREÇO

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal - Praça da Liberdade, s/n, Funcionários - Praça da Liberdade, s/n, Funcionários

PREÇO MÉDIO

Entrada franca

TELEFONE


(31) 3516-7200

Nenhum comentário:

Postar um comentário